9-O Selo de Deus no Apocalipse
Na tremenda luta entre a luz e as trevas que nos apresenta o Apocalipse encontramos o sêlo de Deus em contraposição ao sêlo da Besta. O Nosso destino depende de que lado nós estamos. Quais são estes sêlos?
Quando falamos dos salvos, a todos nos gustaría saber quais são os sinais visiveis que distinguem aqueles que são aprovados por Deus. Muitos são os conceitos que a gente está tendo do que significa ser salvo, mas o Apocalipse revela-nos o selo do Deus vivo, que é posto na frente dos seus servos.
1. A que dois eventos nos dirige a atenção do Apocalipse 7:1-4?
a) A quatro................... que estão nos quatro pontos cardiais, retendo os quatro ventos.
b) A outro anjo que tinha o ...................... do Deus vivo para ser colocado na ................ dos servos de Deus.
No estudo Nº 1 temos visto que ventos significam guerras. Deus em sua misericórdia tem anjos que estão preservando a humanidade para não ser destruida. Antes que os ventos (guerras), destruam a humanidade há um acto que outro anjo deve terminar. Selar aos servos de Deus em suas frentes. 2. Como ilustra o acto do selamento outra passagem da Bíblia? Ezequiel 9:1-4.
Como un varão ......................................., em cuja cintura havía um tinteiro de escrivão. Se lhe ordenou que pusera um sinal na frente dos que ...................................... ............................. por causa das abominações que se fazem dentro do cristianismo.
3. Qual é o propósito de esse sinal ou selo? Malaquias 3:18.
"Então vereis outra vez a diferença entre o ................ e o ....................; entre o que serve a Deus, e o que o não ....................."
Desde a antiguidade, as pertenças eram marcadas com sinais específicos a regiões, povos ou amos. Do mesmo modo, Deus tem um sinal que define específicamente aqueles que são seus filhos.
4. Qual é, segundo a Bíblia, o sinal da distinção entre Deus e seu povo?
Ezequiel 20:12. "Demais lhes dei também os meus ...................., para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica."
Ezequiel 20:20. "E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o ......................... Deus."
5. Que elementos do quarto mandamento, ordenam santificar o sábado e, nos dão a conhecer que é o sêlo de Deus, ou o sinal que distingue aos filhos de Deus? Êxodo 20:8-11.
No quarto mandamento, revelam-se as características de Deus com as quais nos podemos identificar que são sinais inequívocas da Sua autoridade. Ali encontramos os elementos necessários de um sêlo: Nome, Posição exercida e Domínio. Aqui distinguimos os três: Nome: Jeová o teu Deus; Posição: Criador ("criou...") e Domínio: " Os ceus e a Terra..."
6. O Que relembra aquele que dedica o sábado ao descanso e a contemplação de Deus?
Cada vez que honramos ao Senhor mediante o descanso sabático, relacionamo-nos com os seguintes atributos de Deus, que sentiremos em nossos corações:
Criador "Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu ...........................todas as coisas, e por tua vontade ......................... e foram criadas." Apocalipse 4:11.
Redentor: Ao sair de Egito que simboliza o pecado, o sábado representa a ........................ da escravatura. Deuteronômio 5:15
Repouso em Cristo: "Pois aquele que ....................... no descanso de Deus, esse também ................... de suas obras, assim como Deus das suas." Hebreus 4:10.
Verdadeiro Deleite: "então te ........... no Senhor". Isaías 58:13-14.
Sentido de Identidade: "Pelo que o Filho do homem até do sábado é ................." Marcos 2:28. " Entre mim e os filhos de Israel será .......................para sempre" Êxodo 31:17.
7. Qual é a distinção que marca aos filhos de Deus? Romanos 6:22.
"feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para ................................"
Como temos visto no tema Nº 8, um dos milagres que Deus faz na vida dos seus filhos é a santificação, ou o afastamento do pecado. Símbolo de essa santificação é o sábado, já que nos afasta das coisas quotidianas e nos induz a elevar a nossa mente a Deus.
8. Como se distingue o sábado dos demais dias?
"Abençoou Deus o sétimo dia, e o ................................; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera." Gênesis 2:1-3.
O sábado é diferente primeiro porque é uma lembrança da criação, e Deus o bençoou e o santificou desde o princípio deste mundo. Se cada homem descansasse no sábado, não haveriam idólatras, evolucionistas, ateus, etc. Cada sábado santificado seria a lembrança de que há um Deus que com a Sua vontade, faz existir, crescer e suster todas as coisas.
A Bíblia ensina que deve preparar-se tudo na sexta-feira, para poder dedicaro sábado ao senhor: " Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; o que quiserdes........... ao forno, assai-o, e o que quiserdes................ em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã" .Êxodo 16:23.
Quando Deus alimentou o povo de Israel com maná no deserto, fez o milagre que distinguiu o sábado dos demais dias: A sexta se recolhia-se o dobro, para que no sábado não se cozinhassem os alimentos. Exodo 16:22. Se nos restantes dias deixavam maná para o día seguinte, o maná apodrecia e ficava cheio de minhocas; no sábado não acontecia isso. Êxodo 16:24. Cada manha o maná estava sobre a superfície da terra, mas ao sábado não se encontrava. Êxodo 16:25-30.
"Seis dias trabalharás, e farás todo..............................; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não ...................................." Êxodo 20:8-11.
Incluido na Lei de Deus, o sábado era diferente pois nele deviam evitar-se todas as actividades habituais, centrando-se unicamente nas actividades religiosas.
"Se desviares do sábado o teu pé, e....................... de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o.................., não seguindo os................................, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;" Isaías 58:13.
No sábado deviam evitar-se todas aquelas coisas que são para satisfazer a vaidade e os negócios dos homens.
9. Era um dia diferente unicamente para os israelitas?
"Bem-aventurado o homem..........................., e o filho do homem que lançar.......................: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal." Isaías 56:2-7.
É um dia universal, no qual todas as raças, castas, classes sociais e géneros recebem a benção que provem da obediência.
10. Jesus e os seus discípulos: fizeram distinção entre os demais días e o sábado?
"Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de....................., segundo o seu costume, e levantou-se para ler." Lucas 4:16.
Era o dia de Cristo, pois ele o disse em Marcos 2:28, e tambem porque era segundo o seu costume, assistír na sinagoga ao sábado.
"Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado ...................., conforme o mandamento." Lucas 23:56.
Maria, e as outras mulheres, ainda na dor suprema de sepultar ao seu Mestre, descansaram no sábado, seguindo o exemplo que Jesus lhes tinha dado.
"E, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas. Ele discutia todos os................... na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos." Actos 18:3-4.
Os discípulos, depois da ascenção de Jesus mantiveram no alto o mandamento divino, honrando o dia de sábado e dedicando-o ao serviço de Deus. Evidência disto são os textos seguintes.
Paulo em Tessalónica: "Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras." Actos 17:2.
Paulo em Antióquia de Pisidia: "No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus." Actos 13:14,42,44
Paulo em Filipos: "No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas." Actos 16:13.
11. Voltando ao Apocalipse, como estavam vestidos os selados, e o que significa isto? Apocalipse 7:13-14; 19:8.
" E foi-lhe permitido vestir-se de linho fino,........................; pois o........................ são as obras justas dos santos"
O selado, é aceite por fé, pelos méritos de Cristo, mas como fruto de essa salvação, produz boas obras na obediência aos requerimentos de Deus.
12. Que dia será guardado na eternidade, na nova terra? Isaías 66:23.
"E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde ..........................................., virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor."
Na eternidade, na terra nova, aquele sêlo do Deus vivo, que marcou as suas vidas durante a sua peregrinação neste vale de sombras, será o seu deleite. Alí se reunirão na Nova Jerusalem, alí onde não há templo, pois Deus é o seu templo. Alí onde não é necessário o sol, pois Cristo é o Sol da justiça. Alí, o povo de Deus, tal como aqui, encontrar-se-à com Deus cada sábado.
13. Segundo Apocalipse: Que característica têm os verdadeiros adoradores de Deus nos tempos do fim ? Apocalipse 14:12.
"Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os............................ de Deus e a fé em Jesus."
As profecías mostram que a última igreja guarda os mandamentos de Deus, e o 4º mandamento relacionado com o sábado é um deles. Tiago 2:10 disse que o que transgride um é culpado de todos. Jesus deseja ajudar-nos a guardar-los.
As Suas promessas são seguras: Salmo 119:165 disse: "Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."