8-O Dom da Salvação Segundo o Apocalipse
O livro do Apocalipse não mete medo senão tem um cúmulo de belissimas promessas e descreve panoramicamente um mundo melhor. É verdade que fala de aquele super inimigo de Deus e de seus esforços para desviar-nos do seu amor, ao igual que o surgimento e as obras do anticristo, mas mostra-nos duas classes de salvos, os 144000 ou seja as primícias ou a escolta de Cristo que espera seu regresso e uma grande multidão.
1- Que clamará um dia essa multidão de salvos? A quem se atribui a salvação? Apocalipse 7:9-10; 19:1.
Salvação ao ............... .................., que está assentado sobre o trono, e ao ........................... .
2- Que palavras de adoração e reconhecimento expressaram os anjos como testemunhas e os outros seres celestiais? Apocalipse 7:11-12.
Amém. ............................, e ................................, e ..............................., e acções de ....................., e ................................., e poder, e ........................... ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.
3- Como funciona esse processo salvador de Deus na nossa vida?
1ª Coríntios 1:30
Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus ..........................................., e ........................................, e ..........................................., e redenção;
Quando o homem saiu das mãos do Creador, era ele o sêlo da perfeição moral e espiritual. " Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste." Salmos 8:5-6.
Todo nele era perfeito, os seus movimentos o seu olhar, o seu porte, a sua personalidade e o seu carácter. A Sua voz era doce e harmoniosa. Os seus sentimentos, pensamentos e emoções eram semelhantes a Deus, mas o pecado trastornou a felicidade original do homem (Gênesis 3: 17,18).
Orgulho, inveja, ciumes, rebelião cobiça, desobediência, foram as suas características. A personalidade do homem ficou deformada, o seu carácter se corrompeu. (Isaías 59:9-12.)
Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." Isaías 59:2
Mas não abandonou ao homem, senão deseja salvar-lo, e restabelecer nele a sua personalidade original fazendo quatro milagres na sua vida:
* Sabedoria. Nos chama a ser justos.
* Justificação. Declara-nos justos, apesar de sermos culpados.
* Santificação. Santifica-nos, ou seja, muda-nos.
* Redenção. Transforma-nos a imortalidade.
4- Em que consiste o primeiro milagre: Sabedoria, o chamado de Deus?
O que faz Deus ao operar no chamamento do homem:
- Atrai-nos a Éle. "E eu, ... todos atrairei a mim. " João 12:32. Não tem sentido Você, num certo momento uma atracção para com as coisas de Deus?
- Jesus chama-nos, com seu imenso amor dizendo: "Vinde a mim, todos ... ,e eu vos aliviarei. " Mateus 11:28.
- Procura-nos como a ovelha perdida (Mateus 18:12-13).
- Põe em nós a sede de buscar a Deus (Salmos 42:1), e Ele a satisfaz: Apocalipse 21:6 diz: " E disse-me mais: Está cumprido Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida."
- Deus mesmo dá-nos a fé. Não podemos produzir-la em nós mesmos, é um dom de Deus. João 6:29. Porém, pelo estudo da Bíblia podemos alimentá-la.
- Deus mostra-nos nossos pecados. João 16:8.
5- Que se compreende por Justificação, o segundo milagre salvador de Deus?
R: Ser declarado justo, apesar de ser culpável.
- Cristo imputa, ou seja, anota, seus méritos a nosso favor.
- O feito de que sendo Deus fez-se homem, viveu uma vida pura, morreu em nosso lugar como substituto, e ressucitou dos mortos e ajuda a nossa justificação.
- Pela sua vida perfeita sem pecado pode satisfazer a medida e a exigência plena da Lei. Romanos 8:3-4. " Porquanto o que era .................................. à lei, ... Deus, enviando o seu Filho ... condenou o .................................... na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós,..."
- Cristo pagou com sua morte, a culpa que nos tocava pagar pelas nossas transgressões. Isaías 53:5-6 " Mas ele foi ferido pelas ........................... ................................ e moído pelas ............................... ..............................."
- A aceitação desse acto de Deus em nosso favor, mediante a fé, move a Deus a declarar-nos....................., apesar de ser ........................ A isso se denomina justificação.
6- Qual é o resultado de ser declarado justo por Cristo no tribunal de Deus? Romanos 5:1.
SENDO pois justificados pela............., temos .............. com Deus, por nosso SENHOR Jesus Cristo"
O Que é, então, justificação? Cada um tem uma página no registo divino, onde figura o nosso nome, e todas as acções, boas e más. Ao aceitar a Cristo no meu coração, seu amor leva-me ao arrependimento. Logo Ele intercede por mim diante do Pai, e pelo seu sangue derramado, são apagados todos os meus pecados. Jesus Cristo credita os Seus méritos em meu favor, e então parece que nunca pequei.
7- Quais são os benefícios desta justiça imputada ou seja concedida, dada, outorgada sem custo, anotada em nosso favor? Isaías 43:25
- Se nos outorga o perdão dos pecados. O Senhor disse:"Isaías 43:25 Eu, eu mesmo, sou o que ............................. as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro". Vinde, então, e argui-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Isaías 1:18
- Somos declarados filhos de Deus. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome; João 1:12;
- Nosso nome é anotado no livro da vida. Lucas 10:20.
- Recebemos o dom do Espírito Santo. Efésios 4:30.
Jesus utilizou uma parábola ilustrando a obra da justificação. Lucas 18:10-14.
8- Com que palavras descreve o Apocalipse a obra perdoadora de Cristo ou seja a justificação? Apocalipse 7:14.
"Apocalipse 7:14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e ................................ os seus vestidos e os branquearam no .......................................... do Cordeiro.
A Bíblia utiliza repetidamente o quadro de um manto divino que cobre a nossa vergonha. Assim como no céu é um permanente motivo de louvor e de gozo, deve ser hoje para nós um motivo de gozo, ter recebido o manto da justiça de Cristo. Leia Isaías 61:10
9- Em que consiste o terceiro milagre, a santificação ou seja a restauração do rosto perdido? Ezequiel 36:26-27.
"E vos darei um ............................. novo e porei dentro de vós um .................................. novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei com que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis."
O homem não pode mudar o seu carácter pelo seu própio esforço. Jeremías 13:23, diz: "Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal." Paulo exclama: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Romanos 7:24. Mas Deus pode mudar-nos por meio do Espírito Santo. A isso se denomina santificação. "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." Efésios 4:24. A santificação consiste numa mudança de mente e de coração. A mudança de coração habilita-nos a obedecer à santa Lei de Deus. Hebreus 10:16-17; (Isaías 51:7); Gálatas 2:20; Colossenses 3:5-10.
A santificação compreende uma mudança total do homem. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5:23. As três dimensões do ser humano devem cambiar.* O espírito, ou seja, nossos pensamentos.* A alma. Nossos sentimentos e emoções. * O corpo. Nossos hábitos de vida.
As boas obras são o resultado da justificação e não a base para consegui-la. Sentiremos desejo de obedecer pela gratidão e amor ao que tanto nos tem dado. "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras..." Efésios 2:10.
Jesus Cristo ilustrou isto com o exemplo da videira: "Eu sou a videira, vós as varas, quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5.
10- Em que consiste o quarto milagre: a redenção? Apocalipse 21:5.
"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço ................ todas as coisas."
Isto sucederá no momento do regresso de Jesus. Quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Éle..." 1 João 3:2. No momento do seu regresso seremos transformados à imortalidade e seremos glorificados (1 Coríntios 15:51-52). Existirá justiça eterna no Edén restaurado. "...mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será quebrantada." Isaías 51:6.
11- Que posso fazer para que Jesus realize estes milagres na minha vida? Apocalipse 3:20
" Eis que estou à porta, e ...........................: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."
- Jesus deseja viver em nós, "Dá-me, filho meu, o teu coração" Prov. 23:26.
- Devou creer que Ele morreu em meu lugar e aceita-lo como Salvador pessoal e Senhor da minha vida ."E eles disseram: Crê no SENHOR Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa." Atos 16:31.
- Movido pelo seu amor, me arrependerei e confesar-lhe-ei todos os meus pecados. Provérbios 28:13.
- Estar do lado do recto. Aceitar a sua Santa Lei e estar disposto a vivê-la, não para comprar a salvação com as nossas obras, senão por gratidão Heb. 5:9
- Renovar diariamente a minha decisão, viver para Ele até ao fim..
- Assistir às reuniões do povo de Deus para adorar ao Senhor e fortalezer a minha fé.
Conclusão: Quando recebemos estes dons de Deus, podemos disfrutar de três gozos: O gozo da salvação (Salmos 51:12), o gozo da obediência (Salmos 119:70) e o gozo eterno (Isaías 51:11) Estes 4 milagres e 3 gozos te oferece Deus. Aceita-los!!