3-As Sete Igrejas do Apocalipse

 

 Entre as interessantes cadeias proféticas do Apocalipse que relatam a história da nossa era, encontram-se as cartas dirigidas às sete igrejas, aos sete selos e às sete trombetas. Os capítulos 2 e 3 descrevem a história da igreja por 2000 anos. Há elogios, desaprovações e conselhos dados á  igreja  das diversas épocas,mas na sua aplicação espiritual, projectam-se  cada um de nos. 
Novamente a personagem principal é Jesús: " E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem... Tinha ele na sua destra sete estrelas..." Apocalipse 1:12,13,16.
 
1- A visão profética que recebe João na Ilha de Patmos é impressionante. Vê a Jesus caminhar  no meio dos sete candeeiros de ouro. O que significa isto e a que tempo se refere? Apoc1:19,20.
a)  as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete ............................. são as sete ......................" 
Na Ásia menor existiam muitas cidades com igrejas cristãs. Deus elegeu sete nomes, a igreja de sete cidades como protótipo de sete épocas do cristianismo. Concluimos que as sete igrejas representam a história da igreja de Deus, em sete períodos, uma história que existe, que pode ser seguida e comprovada. A igreja de Cristo era uma só  desde o  Éden até à terra nova restaurada, mas tem passado por muitas etapas. Poderíamos dividir a modo de referência essas sete épocas da seguiente maneira:
  Jesus tem nas suas mãos as 7 estrelas. O texto citado diz que são os anjos das igrejas a quem se refere essa mensagem. Quem são esses anjos? A palavra anjo, em Grego é aggeloi. Também pode traduzir-se como Mensageiro, pois muitas vezes aplica-se a seres humanos. (Mateus 11:10; Marcos 1:2; Lucas 7:24, 27; 2 Coríntios 12:7.)
Segundo Malaquias 2:7 são os sacerdotes , mestres e dirigentes da igreja, que levam as responsabilidades da grei (rebanho) de Deus. Enquanto permanecem com Cristo e a sua palavra, ele os tem nas suas mãos e os guia. Se se apartam, ele os rejeita e elege a outros. (Romanos 11: 19-22.)
    
A Mensagem às 7 Igrejas
 
2- Que mensagem foi dada para a igreja do período de Éfeso? Apocalipse 2:1-7. Identifiquemos 5 aspectos importantes: 
a) Como se apresenta Cristo? Vers. 1.
b) Que elogio lhe faz? Vers. 2-3. 
c) Quál é a reprova? Vers. 4.
d) Que conselhos lhe dá? Vers. 5.
e) Que promessas recebe? Vers. 7. 
É a época do cristianismo do  primeiro século, do ano 31 a 100, enquanto ainda viviam os apóstolos. Tempo de grande crescimento da igreja. A doutrina manteve-se pura. Cristo apresenta-se a esta igreja como "aquele que tem na sua dextra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro" Isto significa que ele é o fundador e dirigente da igreja  não ignora as lutas do seu povo, e esta sempre com eles. O elogio que dirige ao anjo, a liderança, da igreja é que conhece "o seu arduo trabalho e paciência", como trabalharam para estender o evangelho, felicitanto-os por fazer em uma clara distinção entre a verdade e o erro. As desaprovações, conselhos e promessas dadas a esta igreja são também para nós. Éfeso significa: "Desejável"   
 
Segundo período da igreja: Esmirna. Apocalipse 2:8 
 
- Tempo de perseguições debaixo do Império romano.  Os cristãos eram lançados aos circos. Os fieis viviam refugiados nas catacumbas (tuneis subterráneos debaixo de Roma) e em solidão.
- Duração Entre os anos 100-313.  Desde a morte do apóstolo  João, até ao édito de tolerância de Milão, quando o Imperador romano Constantino, concede liberdade aos cristãos. Significado de Esmirna: "Mirra" ou "Suave Perfume."
 
3- ¿Que mensagem é dirigida a esta igreja? Apocalipse 2:8-11.
a) Como se apresenta Jesus e porquê?  
"O ........................... o último, que foi morto, e reviveu."        
Para os mártires dessa época de duras perseguições, Jesus foi o primero e o último. Morriam seguros da resurreição, pois Jesus vive. 
b) ¿Que  elogio  recebe? Jesús conhece  o  seu .....................................
Esta igreja não tem reprovas, pois permanecem fieis debaixo da perseguição. Jesus conhecia a sua pobreza material, mas diz-lhes que eram ricos, espiritualmente.A profecía dizia que seriam perseguidos por dez días (cada día equivale a um ano) isto é, foram dez anos. Entre os anos 303-313  Dioclesiano e o seu associado e sucessor Galério, dirigiram uma furiosa campanha de aniquilamento  ao cristianismo.
c) Promessa: Vers. 11 "O que vencer  ........................................."
 
Terceiro período da igreja: Pérgamo. Apocalipse 2:12
 
- Tempo de compromissos. A igreja que tinha permanecido fiel baixo as  perseguições, cede às pressões políticas do Imperador Constantino. A igreja   une-se com o estado. Introduzem-se costumes pagãs à igreja, e a Bíblia   é ignorada. o Significado da palavra Pérgamo: é "Altura" ou "Elevação"
- Duração: Entre os anos 313-538  (Surge a supremacia do  bispo de Roma)
 
4-¿Qual é a mensagem à igreja de Pérgamo? Apocalipse 2:12-17.
 
a) Como se apresenta Jesus e porquê? 
" aquele que tem a  .............................de dois fios."
- A Bíblia é comparada a uma espada de dois fios. Hebreus  4:12. Nesse tempo de compromissos, a Biblia foi posta de lado, mas Jesús relembra aos fieis deste período que Ele tem as Escrituras e a protege.
b) Que elogio recebe? "Reténs o meu nome .............................. e não negaste a minha fé."
Um remanescente permanece fiel, separa-se, é proscrito e proíbido. (C.S.49)
c) Reprovra: "tens lá os que seguem a doutrina de ............,os que seguem a doutrina dos................o que eu aborreço".Apoc 2:14,15
A analogía com Balaão (Numeros 22-24) prediz que haveriam pessoas nessa época que queriam dividir e arruinar a igreja introduzindo prácticas proibidas para os cristião. Os Nicolaitas eram uma seita agnóstica que ensinavam que as obras da carne não afectam a pureza da alma e nada tem que ver com a salvação.  
d) Chamado e  promessa: (v. 16-17) ".............................. pois..."
Antigamente dava-se uma pedra branca com o nome inscrito de dois amigos para que os seus descendentes se identificassem e mantivessem esses laços de amizade. É um símbolo para os fieis, Jesus lhes garante a sua amizade e aceitação.
 
Quarto período da igreja: Tiatira Apocalipse 2:18
 
- A igreja do deserto na idade média. Os fiéis que não se sumeteram à  religião oficial são perseguidos pela inquisição. Tiatira Significa: "Doce sabor de trabalho"- Duração: Entre os anos 538-1517.  (até a Reforma) 
 
5-¿Quál é a mensagem à igreja de Tiatira?   Apocalipse 2:18-29
 
a) Cómo se presenta Jesus e porquê? "o Filho de Deus, que tem seus olhos como......................e os pés semelhantes ao  latão reluzente"
Cristo relembra que é o filho de Deus. O único que tem autoridade (vers. 27) e pode perdoar os pecados. Ele Julgará aos perseguidores da Inquisição.
b) Elogios: "Eu conheço as tuas obras, o teu  ........ e a tua......, e ........"
c) Reprova: "Toleras ................, ensinar a enganar os meus servos."
Jezabel, mujer do rei Acab levou a Israel a adorar a Baal. Assim, líderes fieis foram seduzidos a aceitar prácticas antibíblicas e sairam da verdade.
d) Un resto fiel: Vers.24 "a vós, e aos ...... que estão em Tiatira"
Separam-se  os fieis e fogem as montanhas e lugares solitários. (CS 69,127.)
 
Quinto período da igreja: Sardes. Apocalipse 3:1
 
6-¿Qual é a mensagem à igreja de Sardes? Apocalipse 3:1-6
 
- A época da reforma do século XVI. A Bíblia chega ao povo,revive a fé.
- Duração: Entre os anos 1517-1798. Significa: "Canto de gozo."
a) Jesús se presenta como:  "o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas."
- Jesus  oferece a plenitude (7) do seu espírito para produzir arrependimento. símbolo da sua  total soberanía. Sete estrelas: Ele deseja dirigir a sua Igreja.
b) Reprovra: "Tens nome de que ...................... e estás morto."
O Seu nome é protestante, mas não protestam mais. As igrejas volvem-se conformistas, ao morrerem os reformadores.
c) Um resto fiel: Vers.4. "Mas tambem tens em Sardo........................ que não contaminaram seus vestidos" Apocalipse 3:4. 
Novamente separam-se os fieis. Wesley ajuda a um revivamento espiritual. 
 
Sexto período da igreja: Filadelfia.  Apocalipse 3:7. 
 
- Produze-se um movimiento mundial que prega  a segunda vinda de Cristo.
- Duração: Entre os anos 1798 - 1844  
 
7-¿Qual é a mensagem à igreja de Filadelfia?   Apocalipse 3:7-13
 
a) Jesús se presenta como:  "o que tem a chave de David, o que ...............ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre."
Jesus, o santo, o único que pode salvar-nos pela sua vida justa. Tem a chave -acesso- ao lugar santíssimo. Entra alí para interceder por nos.
b) Elogio: "tendo pouca força ................... e não............................... o meu nome.  (Vers.8 u. p.)Jesús se presenta
Filadelfia significa amor Fraternal. Nesse tempo surgem as Sociedades Bíblicas e os emprendimentos missionários ao Oriente e à Africa.  Prega-se com poder a segunda vinda de Cristo. (G. Miller, Bengel, Wolf,  Lacunza Chileno, etc)
 
Sétimo período da igreja: Laodicea.  Apocalipse 3:14
 
8-¿Quál é a mensagem à igreja de Laodicéa? Apocalipse 3:14-22.
 
-  É a última igreja do nosso tempo Laodiceia significa: Povo do Juizo.
- Duração:  1844  até a segunda vinda de Cristo. É a última igreja.
a) Jesús se presenta como: "O Amén, a testemunha...........e verdadeira"
Amen significa : "Assim seja." Uma testemunha que não se pode subornar. Não se deixa comprar.  Jesus o creador deve ser honrado  como tal.
b)  As enfermidades de Laodicéia:"És........ ( V.16)Como dizes .........(V.17)
c) Os remedios: "........... provado no fogo, para que te enriqueças, e .................brancos... e que unjas os teus........................".
Deu nos aconselha mediante a Biblia. O ouro é a fé e o amor. O vestido branco é a graça salvadora da justiça de Cristo. O colirio: O Espírito Santo para ver.Ele permite que venham  provas para fazer-nos reflexionar. Deus dize: " Sê pois zeloso e arrependete."  O versículo 20 mostra-nos que quando os líderes da laodicéia são vomitados permanece um resto de fieis que Deus aceita pois ouviram a sua voz. Há um chamado para tí " Jesus deseja que abras a porta do teu coração. O farás?