13-A Arca de Ouro no Apocalipse
Da arca de ouro tem-se escrito e falado muito. Na imaginação popular tem-se inventado histórias e poderes que estão ocultos em seu interior. Para fazer uma analise do tema, iremos descobrindo através do Apocalipse as diferentes particularidades da arca do pacto, como também é conhecido o seu meio. Iniciemos o nosso estudo de este fascinante tema.
1- Qual é a menção que se faz da arca de ouro no Apocalipse? Apocalipse 11:19.
"E abriu-se no ............................ o templo de Deus, e a ................................ do seu concerto foi vista no seu templo"
Vemos aqui que a arca é chamada de arca do pacto. Também que a mesma estava dentro de um templo. E que esse templo estava no céu.
Vejamos estas coisas como podem ser compreendidas.
2- O Que lhe prometeu Deus ao homem quando pecou? Gênesis 3:15.
" E porei ..................... entre ti e a mulher e entre a tua ......................... e a sua semente; esta te ferirá a ......................, e tu lhe ferirás o calcanhar."
É lindo notar que quando Deus buscou o homem por causa do seu pecado, antes do castigo conferiu-le uma promessa. A promessa consistia que em determinado momento ia nascer uma Semente da mulher, Cristo, o qual ia destruir a Satanás, o originador do pecado. Desse modo Deus fez um pacto de salvação com o homem. Esse pacto é o que se encerra na arca de ouro, e em seu redor, manifiestam-se os diferentes elementos e modos de salvação.
3- O Que era a arca de ouro? Êxodo 25:10-22.
O era uma caixa de madeira de .................... Estava revestida por ................. e por ..................de ouro. Tinha uns........................ de ouro e umas varas as que serviam para transportá-la.Tinha em cima uma coberta ou tampa chamada ........................ feita de ............maciço. Sobre ele iam talhados dois ........................ olhando para o ........................, com suas asas estendidas.Ali Deus ia declarar-se e falar aos ........................de Israel.
3a- Visto que era uma caixa, o que continha ela? Deuteronómio 10:4-5; Hebreus 9:4.
As tábuas com os Dez ........................ chamada também, do pacto.
Um vaso de ouro que continha o .........................
A vara de ........................ que reverdeceu.
A arca de ouro simbolizava o trono de Deus, já que nela se encontram os seguintes elementos que fazem o Seu governo. O propiciatório simboliza a misericórdia, a qual está por cima de tudo. Os Dez Mandamentos são o fundamento do seu trono, já que eles representam a justiça. O vaso de ouro com o maná, representa a alimentação sã, que Deus deu ao homem na creação (Gênesis 1:29). A vara que pertencia a Arão que reverdeceu e deu frutos, representa o ministério que Deus tem ordenado para a difusão do seu Evangelho e a salvação das pessoas.
4- Onde estava situada esta arca, simbolo do trono de Deus? Hebreus 9:3.
"Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o
.......................... ............................"
O lugar Santíssimo era um lugar em que só entrava uma vez ao ano o Sumo Sacerdote, já que ali estava, por baixo dos anjos, sobre o propiciatório, a manifestação visível da presença de Deus, ou seja, a Sekinah.
5- Como o lugar Santíssimo era a última divisão do tabernáculo, que outra divisão existia e qual era o seu mobiliário? Hebreus 9:1-2; Êxodo 40:4-5; Apocalipse 8:3.
A primeira divisão chamava-se lugar santo. Ali havia um ........................ de sete braços. O que representava a Cristo, a Luz do mundo. Jõao 8:12.
A........................ com os pães da......................... Que tambem nos recorda a Cristo, o pão da vida.
O........................ onde se queimava o incenso. Representa as orações que elevam os filhos de Deus, aos que se lhes agrega a justiça de Cristo, para ser aceitas por Deus. Salmos 141:2.
Vemos aqui a primeira divisão e o seu conteudo. De ali podemos ver que no céu também existe um altar e que também se queima o incenso.
6- De que era feito o Tabernáculo propiamente dito e, onde estavam o lugar santo e o santíssimo? Êxodo 26. 1,7, 14-15, 29-30.
O tabernáculo o santuário, tinha uma armação de madeira de ........................ revestida de ......................... Que nos ilustra a união em Cristo do Divino com o humano.
Estava cuberta por................ peles. O exterior era de pele de ..................., de cor castanho e negro, sem maior apariência, representa a humildade de Cristo. Debaixo estava a pele de .................... tingida em ....................., que nos ilustra a Cristo em seus sufrimentos. A alcatifa de pêlo de ...................., representa a pureza de Jesus, e o ........torcido, azul, ........................ e carmesím, representa a Cristo como rei, já que são as cores que usavam os reis.
7- O que rodeava o Tabernáculo e que elementos continha? Êxodo 27:9; 27:16; 40:29; 30:17-21.
Rodeando ao santuário tinha uma cortina que encerra o.............., que era como uma parede que impedia ver o que se para dentro. Para ter acesso ao santuário tinha uma ................., muito larga, que representa a Cristo, o único acesso ao Pai e a longanimidade divina, para que todos se........... João 10:9; 1ª Timoteo 2:3-4.
O primeiro elemento que tinha no Átrio era ............... ............... onde era sacrificado o cordeiro pelo pecados do povo. O cordeiro representa a Cristo e o altar a cruz na que foi sacrificado por os........................ do mundo. João 1:29.
Mas adiante estava a ........................, que estava cheia com água na que se lavavam os sacerdotes. Recorda-nos o ato mas sublime que pode fazer pessoa alguma, o batismo, pára ........................ de seus pecados.Atos 22:16.
8- De onde saiu a ideia e o modelo para construir o tabernáculo de Moises? Actos 7:44; Hebreus 8:5.
Tudo se fez de acordo ao ........................ que a Moisés lhe mostrou ........................ no morro.
9- Que elemento rodeia o trono de Deus, descrito em Apocalipse, nos da alegria e esperança? Apocalipse 4:3 up; Gênesis 9:13-17.
"e o ............................. estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda."
"aparecerá o ............................nas nuvens. Então, me lembrarei do meu ................................., que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne"
Rodeando ao trono de Deus está o arco iris. Queria citar um pensamento maravilhoso acerca de este tema:
"Assim como o arco-iris nas nuvens se forma com a união da luz do sol e da chuva, assim tambem o arco-iris que rodeia o trono representa o poder combinado da misericórdia e justiça. Não se deve apresentar unicamente a justiça, pois se eclipsaría a glória do arco iris da promessa que se extende por cima do trono; os homens só podiam ver o castigo da lei. Se não houvesse justiça nem castigo, não haveria estabilidade no governo de Deus. O que faz completa a salvação é a combinação do juizo e da misericórdia. A união de ambos, enquanto contemplamos ao Redentor do mundo e a lei de Jeová, induz-nos a exclamar: 'A Tua benignidade tem me engrandecido'." Review and Herald, 13-12-1892.
Creio que este é o ensino maior que podemos tirar da arca de ouro: Uma combinação perfeita entre a misericórdia, o propociatório onde se manifestava a glória de Deus, a justiça, a sua Santa Lei, os Dez Mandamentos. Para chegar até à arca, o pecador devía percorrer um caminho. Vamos percorrer-lo juntos.
- Descobrir que há uma grande porta aberta para todos os pecadores.
- Entrar por essa porta e confessar os nossos pecados sobre o Cordeiro de Deus.
- Aceitar o acto que Jesus morreu, foi sacrificado, para que tu tenhas vida.
- Nascer da água, mediante o baptismo, símbolo de que desejas limpar-te do passado que te prende.
- Reconhecer a Jesus como a luz da vida que te mostrará o caminho do êxito em todo o que te propões.
- Agradecer a Deus para que ele te dê o pão para a tua alma faminta, Cristo é o pão que a satisfaz.
- Diariamente elevar as nossas orações, com a justiça de Cristo que a purifica, como incenso de odor agradável a Deus.
- Cruzar o véu e apresentar-te ante Deus diariamente, para que ele tenha misericórdia de tí.
10- Uma vez que temos descuberto o significado da arca de ouro, que conselho nos é dado? Hebreus 4:16.
"Cheguemos pois como confiança ao .............................. da graça, para que possamos alcançar ...................................... e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno."
Deus não é a roda de auxilio a que acudimos quando temos uma leve picada. Um deportista, para triunfar, treina constantemente, até que chega a um nivel óptimo de competência para poder ter éxito em seu desafío. Do mesmo modo, a vida cristã tem êxito quando acudimos diariamente a Jesus e ao trono da graça e obtemos forças quando chegam as dificuldades.
Esta é a mensagem do Apocalipse, este é o motivo que nos deve impelir a terminar de lêr este estudo: Ir a Jesus com as nossas necessidades, para que nossa luta termine em vitória.