14-A Mais Funesta Falsificação da História

Existem falsificações em todos os sentidos, com relação à ciência, economia, arte, literatura, etc. e lamentavelmente

também se registram falsificações em assuntos religiosos.
Sutilmente tem sido introduzidas no cristianismo, práticas pagãs do culto ao sol para substituir um dos Dez
mandamentos, e esta é a mais funesta falsificação de todos os séculos.
O culto ao sol é o mais antigo. Os deuses Mitra, Aurora, Marduc, Baal, Ra, Osiris e Samas representavamao sol.
 
UMA OCULTA ADORAÇÃO DO SOL
 
1. Que abominação viu o profeta Ezequiel em visão? Ezequiel 8:15-18.
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Deus expressou uma dura sentença contra o culto ao sol (Eze.6:4-6)
 

2. Quem tratou de introduzir costumes pagãos no cristianismo e por quê?
O imperador Constantino (280-337 D.C.), notou que o poder político de Roma estava se debilitando,
pela divisão existente entre os pagãos adoradores do sol, e os cristãos. Propôs-se unir estas duas
grandes correntes ideológicas. Ditou o edito de tolerância de Milão no ano 313 D.C. dando completa
liberdade aos cristãos.
Isto fez com que o imperador fosse admirado por eles. Os pagãos adoravam diversos deuses, sendo
um dos principais, "Mitra" o deus do sol. O domingo era dedicado a esse deus. Até hoje, domingo
em inglês es "Sunday", e em alemão "Sonntag"que significa "dia do sol". Para cumprir com seu plano
político fez-se aparentemente cristão e instituiu o domingo, o dia do sol, como dia de repouso, em
lugar do sábado que guardavam os cristãos fiéis, para dar assim um consolo aos velhos adoradores
do sol. Multidões se tornaram cristãs trazendo infinidade de costumes pagãos e introduzindo-as ao
cristianismo.
O Cardeal John Henry Newman, em seu livro The Development of Christian Doctrine, pág. 373, declara:
"Eusébio nos diz em diferentes maneiras que Constantino, a fim de recomendar a nova religião
aos pagãos, transferiu a ela os ornamentos exteriores aos quais eles estavam acostumados na sua..
O uso de templos, as dedicações a santos particulares, os ornamentos, em ocasiões feitos com ramos
de árvores; o incenso, as lâmpadas e velas; as ofertas de votos para o restabelecimento de
enfermidades; a água bendita, os asilos, as festas e estações; o uso de calendários, as procissões,
as bênçãos dos campos; as vestes sacerdotais, a aliança, o virar-se ao leste, mais tarde as imagens,
talvês até o canto eclesiástico e o Kyrie Eleison, são de origem pagã e santificados por
haver sido adotados na igreja."
A Enciclopédia Britânica, nona edição, no artigo "domingo" diz:
"A mais antiga documentação da observância do domingo como imposição legal é o edito de Constantino
no ano 321 D.C. (7 de março), decreta que as cortes de justiça, os habitantes das cidades e o
comércio em geral, devem repousar no domingo (venerabili die Solis) excetuando apenas os que se
empenhavam em trabalhos agrícolas."
 
3. Sendo Constantino somente o imperador, como se introduziu a observância do domingo
na igreja?
A mudança do dia de repouso foi aceita pela igreja de Roma. Um catecismo que recebeu a "bênção
apostólica" do papa Pio X (em 25 de janeiro de 1910) o declara:
Pergunta: Qual é o dia de repouso?
Resposta: O dia de repouso é o sábado.
Pergunta: Por que observamos o domingo em vez do sábado?
Resposta: Observamos o domingo em vez do sábado porque a igreja católica, no concílio de Laodicéia
(336 D.C.) transferiu a solenidade do sábado ao domingo. "The Convert's Catechism of Catholic Doctrine",
pelo Rev. Pedro Gelerman. pág. 50, terceira edição, 1913.
 
AUTORIZA DEUS MUDAR SUA LEI?
 
4. Que perigo correm os que apoiam uma mudança na Lei de Deus? Apocalipse 22:19.
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5. O que não é permitido fazer com a santa Lei de Deus? Eclesiastes 3:14.
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a) Deus mesmo não pode mudar Sua própria lei. Malaquias 3:6 p.p. (Tiago. 1:17.)
b) Sua lei seria válida por mil gerações. (Deuteronômios 7:9).
c) O fato de que os Dez Mandamentos foram escritos pelo próprio dedo de Deus nas duas tábuas de
pedra (Êxodo 31:18), mostra sua importância e seu caráter imperecedouro.
d) O mandamento que ordena guardar o sábado como dia de repouso é o 4° mandamento dessa
Santa Lei (Êxodo 20:8-11).
 
6. Mudou Jesus Cristo a lei de Deus ou o dia de repouso? Mateus 5:17-18. Jesus disse:
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7. Segundo as profecias de Daniel o que trataria de fazer um poder humano com a Lei
de Deus? Daniel 7:25. _____________________________________________________
A igreja crê que tem esse poder. Estevão Keenan, um sacerdote católico escreveu: "Se não tivesse tal
poder, não poderia haver feito aquilo no qual concordam todos os eruditos da religião; não poderia ter
substituído a observância do sábado, sétimo dia da semana, pela observância do domingo, primeiro
dia da semana, uma mudança para a qual não existe autoridade bíblica." Doctrinal Catechism, pág. 174.
 
OS OITO TEXTOS DA BÍBLIA QUE MENCIONAM O PRIMEIRO DIA DA SEMANA, FALAM DE
ALGUMA MUDANÇA DO DIA DE REPOUSO?
 
8. Insinuam os cinco textos que mencionam a ressurreição, ocorrida no primeiro dia da
semana, alguma mudança no dia de repouso? (Mateus 28:1; Marcos 16:1,2; Marcos
16:9; Luc.24:1; João 20:1). ________________________________________________
 
9. Por que razão se reuniram os discípulos, no primeiro dia da semana? João 20:19. Por
medo dos ________________________________________________________________
Outra evidência, que não se reuniram para guardar o domingo em honra a ressurreição, é que nem
sequer criam que havia ressucitado (Marcos 16:12-14).
 
10. Por que alongou Paulo um culto em Troas na noite do primeiro dia da semana? O
que fez no dia seguinte, ao alvorecer? Atos 20:7,11. ___________________________
a) Naqueles dias não se considerava o começo de um novo dia à meia noite, senão ao por do sol.
Conclui-se que era depois do sábado. Muitas citas mostram que Paulo tinha por costume reunir-se
aos sábados, mas nesta ocasião, por ter que viajar de madrugada, alongou o discurso até a meia
noite.
b) Se Paulo tivesse guardado o domingo, não teria empreendido tão longa viagem nesse dia. Nada
nos menciona de uma mudança do dia de repouso.
c) Todos os dias partiam o pão (Atos 2:46).
 
11. Ao dar o conselho de apartar uma oferta para os pobres de Jerusalém, indica-se que
seria em uma reunião, ou simplesmente guardando-a separada? I Coríntios 16:2.
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Nada fala de uma mudança no dia de repouso.
 
NENHUM TEXTO BÍBLICO MOSTRA QUE DEVE SER GUARDADO O PRIMEIRO DIA DA SEMANA.
 
Eis aqui algumas citas autorizadas:
O Cardeal Gibbons escreveu: "Podeis ler a Bíblia desde o Gênesis até o Apocalipse, E NÃO
ENCONTRAREIS UMA SÓ LINHA QUE AUTORIZE A SANTIFICAÇÃO DO DOMINGO. As Escrituras ordenam
a observância do sábado, dia que nós nunca santificamos." The Faith of Our Fathers, edicão de 1892, pág.111.
 
"A noção de uma substituição formal ( do primeiro dia em lugar do sétimo da semana)... e a mudança,
talvez em forma espiritual, da obrigação sabática estabelecida pelo quarto mandamento, NÃO TEM BASE
ALGUMA, NEM NAS SAGRADAS ESCRITURAS, NEM NA ANTIGUIDADE. Smith and cheatham,
Dictionary of Christian Antiquities (Dicionário de Antiguidades cristãs) art. Sabbath (sábado).
El Dr. Edward T. Hiscox, autor do Manual Batista, fez diante de um grupo de pastores este sincero
reconhecimento: "Existia e existe um mandamento quanto a guardar, como santo, o dia do sábado, mas esse
dia sábado não era o domingo. Poderia dizer-se não obstante e com certo ar de triunfo, que o sábado foi
transferido do sétimo dia ao primeiro... Onde se pode achar o registro de tal transladação? Não no Novo
Testamento, pois ali não há absolutamente nada a este respeito."No artigo lido diante da conferência de
Ministros em New York, celebrada em 13 de novembro de 1893.
 
ALGUMAS PERGUNTAS RELACIONADAS AO SÁBADO
 
12. Como sabemos que o sábado atual é o mesmo que Deus santificou na criação? Por
acaso não houve, mudanças de calendários?
a) Se tomamos os calendários: Cristão, Oriental, Maometano, Copta ou Judeu comprovaremos que
o ano é diferente porém o sábado coincide no mesmo dia em todos. O Calendário judeu marca em
1995 o ano 5756.
b) O calendário juliano data do ano 46 A.C. Foi corrigido no ano 1582 denominado-se o calendário
Gregoriano, o qual nós utilizamos.
Ao comprovar-se que astronomicamente existia diferença no começo da primavera,
pularam-se 10 dias. À quinta feira 04 de outubro de 1582 as pessoas se deitaram à noite e
quando amanheceram era sexta-feira 15 de outubro. A ordem dos dias não variou.
c) Duas provas demonstram que é o mesmo dia da criação:
1 - O milagre do Maná no deserto. Deus sabia o dia que Ele havia santifica-do. Na
sexta-feira caía dupla quantidade, no sábado: nada (Êxodo 16:4-35). Umas duas
mil vezes Deus o demonstrou ali.
2 - Cristo e Seus discípulos guardaram o sábado. (Lucas 4:16; 23:54-56). Durante
mais de 33 anos, guardaria o Filho de Deus um dia falso?
 
13. A que classe de sábados se refere Paulo em Colossenses 2:16-17, aos dias de repouso
cerimoniais, que eram sombra de Cristo, ou ao sétimo dia?
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Na lei cerimonial de Moisés escrita em um livro (Deut. 31:24-26), aparecem 7 festas que se festejavam
anualmente em diversas datas: o primeiro e o sétimo mês. A estas festas da páscoa, dos pães asmo,
pentecostes, das trombetas da expiação, e das cabanas, também se chamavam sábados ou
descanso (feriados). Nada tem a ver com o quarto mandamento (Lev. 23:38-39). Eram sombras ou
símbolos de Cristo.
 
14. Mas, é tão importante? Não é a mesma coisa guardar outro dia? Podemos confiar
em nosso parecer? Provérbios 16:25. _______________________________________
 
15. A maioria das pessoas guardam o domingo, podem estar equivocadas? Quem se
perderão? Mateus 7:13-14. ________________________________________________
a) Não se trata de estar do lado da maoria ou da minoria senão do lado de Jesus.
b) Alguns argumentam: Meus pais e avós guardaram o domingo, não quero ser diferente.
A quem julgará Deus: aos que pecaram por ignorância, ou aos que pecam
sabendo? (Atos 17:30; Tia.4:17)
 
CONCLUSÃO
 
16. Como chamam as profecias aos restauradores do Sábado como dia de repouso?
Isaías 58:12-13. Reparadores de __________________________________
 
17. Como chama o Senhor ao Sábado, e que bênção nos traz este dia? Isaías 58:13-14.
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