14-A Hora do Juízo no Apocalipse
Resulta surpreendente lêr nos diários ou escutar os intelectuais e jornalistas acerca de que o Apocalipse está fundamentalmente relacionado com os castigos ou desastres que ocorrem diariamente nesta terra. Resulta surpreendentemente descobrir que o Apocalipse está relacionado com o juizo final de Deus, e que o mundo será envolto numa calamidade sem precedentes cujo resultado final será um desastre. Resulta claro que a última revelação do Apocalipse é a instauração do reino de Deus nesta terra, mas como passo anterior a este acontecimiento, é necessário que ocorra um juizo.
1- O Que deve enfrentar cada pessoa que tenha nascido nesta terra? Apocalipse 20:11-12; Hebreus 9:27.
"E vi um grande ................. branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. E vi os ...................., grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns .....................; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram......................... pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas ............................."
Cada pessoa se enfrentará com a sua vida passada, para dar conta de tudo o que tem feito e deve responder diante de Deus segundo o apontado nos livros do céu.
2- Qual é o propósito desse juizo? Apocalipse 22:12; Mateus 25:46.
"Eis que cedo venho e está comigo a minha............................., para .......................... a cada um segundo a sua ...................."
"E irão eles para o .......................... eterno, mas os justos para a ....................... eterna."
Ainda hoje resulta pouco credível, e intentamos afastar-la da nossa mente. É evidente que deveremos responder pelas coisas que temos realizado nesta vida. De acordo com o realizado seremos condenados ou premiados. O galardão, ou recompensa de Deus é dada a todo homem, mas este será dado de acordo com o que temos feito na nossa vida.
3- Que elementos são necessários num juizo?
Um Juiz: "Pois ......................... mesmo é Juiz." Salmos 50:6. up.
Um Advogado: "temos um ................ para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." 1ª João 2:1. up.
Uma Lei: " Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela ...............da liberdade." Tiago 2:12.
Evidências: "...e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos ................................." Apocalipse 20:12.
Testemunhas: "O ........................ e a ........................ tomo hoje por testemunhas contra ti..." Deuteronómio 30:19.
"Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a ....................... que tenho pregado, essa o julgará no último dia." João 12:48.
"Sois ...................................... contra vós mesmos." Josué 24:22.
"Tomai este livro da ................., e ponde-o ao lado da arca do pacto do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por .................................. contra vós." Deuteronômio 31:26.
"e seja testemunha contra vós o ................... ................... desde o seu santo templo." Miquéias 1:2.
4- Que coisas se julgaram neste juizo?
Apocalipse 6:10: Aqueles que martilizaram aos filhos de Deus serão julgados.
1ª Corintios 4:5: "Aclarará também o .................. das trevas e manifestará as .................. dos corações."
Mateus 12:36: " Digo-vos, pois, que de toda palavra ...................... que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo."
Marcos 16:16: "quem não ............................ será condenado."
Eclesiastes 12:14: "Porque Deus há de trazer a juízo toda ........................"
Tiago 4:17: " Aquele, pois, que sabe fazer o .............. e não o faz, comete pecado."
Mateus 12:42: A negligência em vasculhar a verdade, será tida em conta.
Romanos 2:16: "Deus julgara... , segundo o meu .................. ."
5- Quem entrará neste juizo? 2 Timóteo 4:1.
"Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os ................. e os .................., pela sua vinda e pelo seu reino."
6- O que ocorrerá com os mortos? Daniel 12:2.
"E muitos dos que dormem no pó da terra .............................., uns para a vida eterna, e outros para ...................... e desprezo eterno."
7- O que fez o anticristo com a verdade de Deus segundo Daniel 8:12?
"lançou a ..................... por .....................; e fez o que era do seu agrado, e prosperou."
Neste capítulo apresentam-se outros símbolos. Um carneiro com dois chifres e um bode com um corno grande (vers.3-9). O anjo explica a Daniel que o carneiro simboliza aos reis de medo-persia (vers.15-20) e o bode a Grécia com o seu primeiro Rei Alexandre magno (vers. 21). Esse corno quebra-se e sairam 4 em seu lugar (v.22) : o reino se dividiou e 4 reis governaram: Lisímaco, Casandro, Seleuco e Tolomeo. De um deles sai outro corno que cresce muito (v.9, 23 ,25) Um rei de feroz semblante. Este representa Roma, primeiro a roma pagã e logo a papal. Esse é o poder que deitaria por terra a verdade- mudando a lei de Deus- faria o que queria e prosperaria.
8- Ate quando ficaria deitada por terra a verdade? Daniel 8:13-14
Até quando durará a visão...? Ele me respondeu: Até .................. tardes e manhãs." .................. Os vers. 17,19, 26mostram que esse período vai até o tempo do..................
Nesse tempo o santuário sería purificado. Antes de analisar o que isso significa vejamos a que tempo se refere. Daniel tinha recebido claras explicações sobre o significado do carneiro e do bode mas nada sobre os 2300 días. Ele entendia que eram anos reais, e pensava que talvez a esse largo tempo, seguiria em cativeiro o seu povo e adoeceu. Orou a Deus por mais luz, que recebe no capítulo 9.
9- Quantas semanas proféticas estão determinadas -ou seja cortadas- dos 2300 dias para povo judeu? Daniel 9: 24.
".................. semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade"
Esse tempo sería " para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo." Ou seja Jesus aparaceria dentro de esse tempo. Quanto são 70 semanas? São 490 días mas ao usar a chave que já vimos anteriormente dia por ano (Ezequiel 4:6; Números 14:34) sabemos que foram 490 anos.
10. Quando se começaria a contar os 490 anos que são parte dos 2300 mencionados em Daniel 8:14? Daniel 8: 25.
" Sabe e entende: desde a saída da ordem para .................. e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe ..."
O ponto de partida destes cálculos matemáticos, é o ano 457 A.C. (terceiro trimestre), quando Artajerjes, rei da Persa, firmou a ordem de restaurar a cidade de Jerusalem. (Ésdras 7:7 e Ésdras 6:14). Jerusalem estava deserta, os judeus estavam desterrados em Babilónia.
11. Em que ano terminam as 2.300 tardes e manhãs?
Temos 456 anos e um trimestre da era A.C.. Para completar os 2.300 anos, faltam-nos 1.843 anos e três trimestres, o qual nos coloca no terceiro trimestre do ano 1.844 da nossa era. Em conclusão, desde o terceiro trimestre do ano 457 A.C. até o terceiro trimestre do ano 1.844 D. C.., temos exactamente 2.300 anos. O ano 1.844 é o ponto final, do largo período profético.
12- Quantas dessas 70 semanas haveria até ao Messias? Daniel 9 :25
"até o ungido, o príncipe, haverá .................. semanas, e .................."
a) Sete semanas são 49 dias, ou seja, anos. Foi o tempo utilizado para reconstruir o templo e os muros de Jerusalem. A que ano chegamos? Ao 408 A.C. (407 e um trimestre).
b) O ano do baptismo de Cristo: 62 semanas vezes sete, é igual a 434 anos literais. Descontemos esses años no nosso diagrama apartir do ano 407 e um trimestre. Fica-nos um saldo de 26 anos e três trimestres. Localiza-nos no ano 27 da nossa era, ano em que Jesus Cristo foi baptizado. Gálatas 4:4; (Mateus 3:13-17). Veja o diagrama.
13- O que sucederia durante a última semana profética? Daniel 9: 26,27
" E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação."
Seria depois das 62 semanas. Para completar as 70 semanas, nos ficava_____semana (sete anos). O que sucederia nesta última semana ou sete anos? As 62 semanas terminavam no ano 27. Somando 7 anos, chegamos ao ano 34. Na metade da semana, cessaram o sacrifício e a oferta. Isto foi no ano 31, no mês de Nisán, do calendário hebreu, que corresponde a Abril do nosso, na véspera da pascoa judea. Jesus Cristo foi crucificado nesta data, primavera do ano 31, por ordem de Pilatos. Que exacta é a profecia bíblica! Terminariam os sacrifícios, porque eles prefiguravam a Jesus. Alí o veu do templo se rasgou em dois, (Mateus 27:51) Durante três anos e meio mais se confirmou "o pacto a muitos" (v.27) ou seja se completou o chamado aos judeus porque no ano 34 deixariam já de ser o povo de Deus.
14- O que significa que no final dos 2300 dias proféticos ou seja anos -em 1844- o santuário seria purificado segundo Daniel 8:14?
Para entender este conceito devemos tomar em conta a purificação do santuário terrenal. Uma vez ao ano, no grande dia da expiação, o sumo sacerdote tomava o sangue de um bode e entrava ao lugar santíssimo para salpicar 7 vezes o sangue no propiciatório -arca do pacto- símbolo do trono de Deus. Pela sua presênça, limpava o sangue e o povo ficava perdoado. Levítico 16:16 O que não se havia arrependido morria.(Lev.23:29-39) Era um dia de Juizo, de expiação ou seja de limpeza e de perdão.
O verdadeiro santuário esta no céu (Hebr. 8:1-2) Cristo é alí o Sumo- -Sacerdote. Ele oferece o seu sangue diante do Pai. Nesse tempo de juizo investigativo, revisa-se a vida de cada pessoa, se alguma vez aceitou a Cristo como o seu Salvador, para ver se o seu nome deve ficar alí. O nome daqueles que não têm confesado os seus pecados, que não têm aceite a obra intercedora de Cristo será apagado do Livro da Vida e a sua parte será no lago de fogo junto a Satanás e seus anjos (Mateus 25: 41). Quando vier Jesus já se tem definido quem se salva e quem se perde e Jesus virá segundo as suas palavras, a dar a cada um segundo sejam as suas obras (Apoc.22:12). Esse é o propósito do Juizo investigativo que se iniciou em 1844 com os mortos e continuará com os vivos. Está você, pronto se o seu nome fosse mencionado hoje?